quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Reportagem- Prêmio Professores do Brasil-2015


RECONHECIMENTO

Quatro gaúchos estão entre os finalistas do Prêmio Professores do Brasil

Quatro professores gaúchos estão entre os 30 finalistas do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho dos Secretários de Estado da Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os vencedores serão conhecidos nesta quinta-feira (03), durante solenidade no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília.
O prêmio é organizado em seis categorias: Creche, Pré-escola, Ciclo de Alfabetização, 4º e 5º ano, 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Em cada categoria há um finalista por região do país. Na disputa com paranaenses e catarinenses, os docentes gaúchos receberam a indicação para representar o Sul do país em quatro delas. 

Adriane Tavares Bilhalva, de Chuvisca, é finalista na categoria pré-escola. Ela desenvolveu com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Bonifácio Pires o projeto “Porongo: do cultivo à arte”. Além de resgatar aspectos culturais, utilizando em sala de aula a matéria-prima das cuias, o projeto desenvolve as habilidades das crianças através do artesanato. Os demais professores do estabelecimento de ensino e as famílias também são envolvidas, especialmente no cultivo do porongo que é utilizado em sala de aula. 

Maria Fachin Liberalesso, de Pinhal Grande, disputa a categoria 4º e 5º ano, com o projeto “Vem cá... Que história é essa?”. Livros, jornais, revistas e sites da internet foram utilizados pedagogicamente com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Thomáz de Aquino, que fica na Zona Rural. O objetivo foi combater o desinteresse dos alunos durante trabalhos, especialmente de leitura e produção textual. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas e culminou com a produção do jornal da escola e de um site. 

Ivan Nunes Gonçalves, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Francisco Brochado, de Arroio Grande, disputa a categoria 6º ao 9º ano, com o projeto “Matematicando, tô ligado!”. O objetivo foi tornar a disciplina mais prazerosa para os alunos. Eles foram desafiados, a resolver problemas, trocar ideias com os colegas, observar ao seu redor, ler sobre a evolução da Matemática, conhecer curiosidades, reaproveitar o lixo eletrônico, entre outras atividades. O projeto melhorou significativamente os índices de aprovação das turmas envolvidas, bem como um aumento no interesse pelas aulas. 

Juride Aparecida Luz de Quadros é finalista na categoria Ensino Médio. Ela é professora da Escola Estadual Comendador Eduardo Secco, em Sertão Santana. Com o projeto “Os profissionais do futuro”, ela orientou os alunos da disciplina de Seminário Integrado a criarem cooperativas e empresas fictícias. O objetivo foi começar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. 

Mariana Coral, de Santa Catarina, é a representante da região Sul na categoria Creche, e Elaine Cristina Benteo, do Paraná, na categoria Ciclo de Alfabetização.
O Objetivo do Prêmio Professores do Brasil é reconhecer o trabalho dos profissionais das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Busca também valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.
Ao lado do Prêmio Gestão Escolar, que também terá seu vencedor conhecido nesta quinta-feira, o Professores do Brasil faz parte da Iniciativa Educadores do Brasil, que além do MEC, Consed e Undime conta com o apoio da representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Fonte: Seduc /RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário