RECONHECIMENTO
Quatro gaúchos estão entre os finalistas do Prêmio Professores do Brasil

O prêmio é organizado em seis categorias: Creche, Pré-escola, Ciclo de Alfabetização, 4º e 5º ano, 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Em cada categoria há um finalista por região do país. Na disputa com paranaenses e catarinenses, os docentes gaúchos receberam a indicação para representar o Sul do país em quatro delas.
Adriane Tavares Bilhalva, de Chuvisca, é finalista na categoria pré-escola. Ela desenvolveu com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Bonifácio Pires o projeto “Porongo: do cultivo à arte”. Além de resgatar aspectos culturais, utilizando em sala de aula a matéria-prima das cuias, o projeto desenvolve as habilidades das crianças através do artesanato. Os demais professores do estabelecimento de ensino e as famílias também são envolvidas, especialmente no cultivo do porongo que é utilizado em sala de aula.
Maria Fachin Liberalesso, de Pinhal Grande, disputa a categoria 4º e 5º ano, com o projeto “Vem cá... Que história é essa?”. Livros, jornais, revistas e sites da internet foram utilizados pedagogicamente com os alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Thomáz de Aquino, que fica na Zona Rural. O objetivo foi combater o desinteresse dos alunos durante trabalhos, especialmente de leitura e produção textual. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas e culminou com a produção do jornal da escola e de um site.
Ivan Nunes Gonçalves, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Francisco Brochado, de Arroio Grande, disputa a categoria 6º ao 9º ano, com o projeto “Matematicando, tô ligado!”. O objetivo foi tornar a disciplina mais prazerosa para os alunos. Eles foram desafiados, a resolver problemas, trocar ideias com os colegas, observar ao seu redor, ler sobre a evolução da Matemática, conhecer curiosidades, reaproveitar o lixo eletrônico, entre outras atividades. O projeto melhorou significativamente os índices de aprovação das turmas envolvidas, bem como um aumento no interesse pelas aulas.
Juride Aparecida Luz de Quadros é finalista na categoria Ensino Médio. Ela é professora da Escola Estadual Comendador Eduardo Secco, em Sertão Santana. Com o projeto “Os profissionais do futuro”, ela orientou os alunos da disciplina de Seminário Integrado a criarem cooperativas e empresas fictícias. O objetivo foi começar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
Mariana Coral, de Santa Catarina, é a representante da região Sul na categoria Creche, e Elaine Cristina Benteo, do Paraná, na categoria Ciclo de Alfabetização.
O Objetivo do Prêmio Professores do Brasil é reconhecer o trabalho dos profissionais das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. Busca também valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dar visibilidade às experiências pedagógicas consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação.
Ao lado do Prêmio Gestão Escolar, que também terá seu vencedor conhecido nesta quinta-feira, o Professores do Brasil faz parte da Iniciativa Educadores do Brasil, que além do MEC, Consed e Undime conta com o apoio da representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Fonte: Seduc /RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário